Cabelo Crespo não é tão ruim!

Texturização sem química 

Para as meninas que estão na fase de transição: a texturização sem química.
A texturização nada mais é do que mudar o padrão de ondulação dos fios. Existem diferentes maneiras de texturizar o cabelo crespo sem usar produtos químicos: com tranças, torcidinhos, bobes, bigudinhos, etc.
Para as meninas que estão em fase de transição é um ótimo recurso para disfarçar a diferença entre a raiz crespa e as pontas alisadas. Já para quem tem cabelo crespo natural é uma boa maneira de deixar os fios mais maleáveis para fazer vários tipos de penteados.
Descobri esta técnica sozinha aos tinha 15 anos, observando as ondulações que a trança deixava nos meus fios. Sempre fazia no meu cabelo alisado para dar volume e fugir dos fios super esticados.

Como fazer:
1- Lave e condicione os cabelos
2- Desembarace bem os fios, aplique leave-in e divida o cabelo em mechas. Prenda cada mecha com um grampo para facilitar na hora de trançar o cabelo.
3- Trance cada mecha e no final de cada trança coloque um elástico (o de silicone é melhor), para evitar que a trança se desfaça. Se as mechas começarem a secar antes de trançar, borrife um pouco de água para umedecer novamente os fios. Lembre-se: quanto mais larga for a trança, maior será a ondulação.
4- Fique com o cabelo trançado pelo menos um dia, para fixar bem as ondas.
5- Na hora de desmanchar as tranças, as meninas com cabelo crespo natural podem passar nas mãos um pouco de azeite de oliva ou óleo de coco (sem exagerar na quantidade). Passe as mãos com o óleo em cada trança para evitar que o cabelo fique arrepiado (frizz).  Quem está com o cabelo alisado não precisa fazer este processo.
6- Não use pentes. Passe os dedos entre os fios para unir todas as mechas. Assim o cabelo ficará com aspecto uniforme.
7- Na hora de dormir, refaça as tranças. Se sentir que o cabelo está ressecado, passe um pouco de óleo de coco (para o crespo natural) ou leave-in (para quem tem química nos fios). Coloque um lenço de seda para evitar que os fios fiquem arrepiados.
A texturização com tranças é mais indicada para cabelos no comprimento médio ou longo. Nos cabelos muito curtos, a ondulação não aparece.
Só mais uma coisinha: a Corinne Bailey Rae tem o cabelo crespo natural e  faz a texturização com tranças. Observe como o comprimento dos fios faz toda a diferença.


Penteados para cabelo crespo

Sabe aquele dia que você faz vai sair para uma festa e faz  escova e chapinha no cabelo para fazer um coque?! Me perguntei: realmente é preciso alisar o cabelo para fazer um penteado? Algumas cabeleireiras dizem que penteados em cabelos crespos só ficam bons após uma escova ou chapinha. E como não é um penteado afro, não faz sentido deixar o cabelo ao natural. Como?
Bom, para provar que é possível fazer penteados da moda sem ter que fazer escova ou chapinha, aqui estão algumas sugestões. Observe como a textura e o volume do cabelo crespo valorizam, e muito, todos os looks. E o resultado é incrível! Quem disse que é preciso alisar o cabelo crespo para fazer um penteado sofisticado?

Este é um ótimo exemplo de como o cabelo crespo é perfeito para fazer os coques desconstruídos que estão na moda.

Yaya da Costa é uma das poucas atrizes de Hollywood que assume os fios naturais. Observe que na parte da frente foi feito tranças para criar ondulações mais largas e, assim, elaborar um penteado que mistura dois tipos de textura. 
Aqui, Yaya aparece com outra versão de cabelo preso, num coque baixo que mantém o volume dos cabelos crespo natural.

Neste coque no melhor estilo,é o jogo de entrelaçamentos entre  fios lisos e crespos. A construção do coque é extremamente elaborada, e é claro que neste caso é preciso de um profissional. Mas o que acho incrível é que este penteado comprova como é possível brincar  e criar diferentes texturas com o cabelo crespo. E acima de tudo, como a própria textura do cabelo crespo, com suas micro-ondulações, pode ser usada para elaborar qualquer penteado da moda. É só usar a criatividade.

Fator encolhimento


Uma das coisas que mais incomodam quando se assume os crespinhos naturais é o tempo que ele leva para crescer. Algumas vezes temos a sensação de que o cabelo não sai do lugar.
Na verdade, o cabelo cresce sim, e muito bem. O que acontece é que não levamos em consideração o que chamo de “fator encolhimento”.  O que é isso?
Por causa do formato dos fios (em espiral ou zigue-zague), o cabelo pode encolher de 50% a 80% do seu comprimento atual. Isto significa que ele vai aparentar ter a metade do comprimento que ele tem de fato.
Você sabe bem do que estou falando. Quando você puxa uma pequena mecha, deixando-a bem esticada, o fio pode bater nos ombros. Mas quando você solta a mecha, ela vai parar na altura da orelha.
Cabelo encaracolado, esticado.
Pode parecer um pouco decepcionante, mas esta é uma das características do cabelo crespo e faz parte do processo de ter o cabelo natural.  Se você não gosta deste “efeito mola”, vai precisar aprender a conviver com ele.  
Se você optou pelo corte radical, terá que esperar de oito meses a um ano até que o comprimento do cabelo apareça de modo mais significativo.
Também não é fácil para as meninas que estão na fase de transição do alisado para o crespo, porque terão que agüentar por um bom tempo o volume dos crespos perto da raiz e as pontas lisas.
Portanto, é preciso ter paciência e se manter firme até o cabelo ficar do jeito que deseja. Enquanto isso, um bom truque é usar um leave-in mais espesso, porque define mais os cachos e evita que fiquem tão colados na raiz. Beijinhos !





2 comentários:

  1. Não tenho cabelo crespo, nem quero ter, mais se tivesse não me importava.


    --Seguindo, segue de volta? Obrigado
    --Tem Novo Post Lá No Perfect Candy, comenta la.
    http://bperfectcandy.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Comentários !

VARAL DA MODA OFICIAL

NÃO COPIE PLÁGIO É CRIME Layout: Bárbara Miranda! - Equipe Varal da Moda